quinta-feira, 16 de maio de 2013

Flamingo


Flamingo-chileno


O Flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis) é uma ave Phoenicopteriformes da família Phoenicopteridae. 

Características: Mede de 96 a 107 cm e pesa cerca de 2,3 kg. A fêmea é aproximadamente 10% menor que o macho. O terço interno do bico é rosa, o restante preto, enquanto pernas são rosa com rosa mais escuro nas juntas. O jovem é cinza amarronzado.
Distribuição Geográfica: Peru, Chile, Bolivia, e Argentina até Terra do Fogo. No Brasil se encontra no sul e sudeste.
Ocorrências no WikiAves
Reprodução: Põe um único ovo em ninho de lama perto ou sobre água rasa. A época de procriação é ditada pelas chuvas ao invés das estações. Nidifica em densas colônias, em até vários milhares de casais. O período de incubação é de 27 a 31 dias; o jovem está pronto para voar em 70 a 80 dias. Ambos os pais incubam e cuidam dos jovens, que se juntam em grupos. A produtividade é muito variável, com completa falha em alguns anos.
Habitat: Vive em lagos e lagoas salinos e alcalinos rasos.
Alimentação: Se alimenta de invertebrados aquáticos, sementes e algas em água rasa e lama. Podendo deslocar-se até 500km por dia em busca de alimento.
 
Chega ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no mês de abril e fica até setembro, em alguns casos podendo ser avistada o ano inteiro no parque. Pode ser encontrado nas trilhas do Talha-Mar, Figueira, na Barra da Lagoa do Peixe, em quase todo corpo lagunar da lagoa do peixe.



Para saber mais:   Flamingo-chileno 



O Flamingo-andino
Fonte: www.atacamaphoto.com

O Flamingo-andino (Phoenicoparrus andinus) é uma ave Phoenicopteriformes da família Phoenicopteridae.

Características: Mede de 40 a 43 cm e pesa cerca de 6 kg. Os machos são geralmente maiores que as femeas. Possui pernas amarelas, seu pescoço é muitas vezes um rosa mais profundo od que suas costas e a parte inferior. Suas asas negras se destacam quando em inativos contra o corpo e no final da cauda do pássaro.
Distribuição Geográfica: Cordilheira dos Andes, Chile, Bolívia, Peru e Argentina. Algumas vezes são avistados no Brasil.
Habitat Habita certas áreas da Cordilheira dos Andes, como a Puna de Atacama e no altiplano.
Alimentação: Alimenta-se de algas e pequenos crustáceos que dão às suas penas a coloração rosadada, e que encontra em lagos de água doce e lagunas de água salgada, notavelmente na laguna Colorada.
 
Chega ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no mês de abril e fica até setembro, pode ser encontrado em quase todo corpo lagunar da lagoa do peixe.

OBS: Pouco se sabe sobre esta espécie


Para saber mais:   Flamingo-andino

Nenhum comentário:

Postar um comentário