sexta-feira, 28 de junho de 2013

Talha-mar

O Talha-mar (Rynchops niger) é conhecido também como Corta-água, Talha-mar-preto, Corta-mar, Bico-rasteiro, Gaivota-de-bico-tesoura e Paaguaçu.

Características: Mede cerca de 50 cm de comprimento. Vive cerca de 20 anos.



Distribuição Geográfica:
Presente nos grandes rios e lagos do Brasil, sendo encontrado na costa durante as migrações. Ocorre ainda desde os Estados Unidos até a Terra do Fogo, na Argentina.

Ocorrências no WikiAves

Habitat: Habita praias de grandes rios e lagos, estuários e praias ao longo da costa. Vive em grupos maiores apenas durante o período reprodutivo, e aos pares ou em pequenos grupos, fora deste. Frequentemente é visto descansando nas praias em meio a outras espécies, como gaivotas e trinta-réis.
Reprodução: Faz ninho em colônias, escavando um buraco na areia em praias de grandes rios da Amazônia e do Centro-oeste. Põe de 2 a 4 ovos amarelados, manchados de marrom escuro, principalmente na extremidade maior, que incuba por 21-26 dias. A captura de ovos pelo homem representa uma ameaça às colônias de algumas regiões acessíveis.
Alimentação:  Pesca geralmente durante o crepúsculo e à noite, voando rente à água e com a parte inferior do bico mergulhada, como se estivesse arando. Captura peixes e camarões próximos à superfície, sem jamais mergulhar a cabeça.


Para saber mais: Talha-mar
Pode ser encontrado o ano todo no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, do Setor Véia Terra ao Sul do Parque
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário