segunda-feira, 8 de julho de 2013

Trinta-réis-real

O Trinta-réis-real (Thalasseus maximus) é uma ave Charadriiforme da família Sternidae. É a maior espécie de trinta-réis em nosso País.
Características: Mede de 48 a 53 cm de comprimento e pesa de 350 a 450 gramas. Possui muitas semelhanças com as gaivotas, tanto na aparência quanto nos hábitos. Maior de todos os trinta-réis gaúchos. Apresenta topete nucal proeminente. Tarso preto, bico laranja-avermelhado e íris marrom.


Distribuição e Status:
Escasso, provavelmente residente, encontrado em localidades dispersas em praias de mar no Rio Grande do Sul. Registrada junho a setembro, novembro, fevereiro e abril. É considerada residente, com status assumido mas não confirmado.
Ocorrências no WikiAves

Habitat: Vive em pequenos bandos sobre rochas costeiras.
Comportamento: Voa vagarosamente, batendo as asas muito compridas em movimento que lembra de uma gaivota.
Reprodução: Após a primavera e o verão, alguns casais nidificam sob o sol brasileiro, nos costões rochosos do litoral sudeste e possivelmente nos cordões de dunas costeiras do RS. Cada fêmea coloca de um a dois ovos, e os filhotes recebem cuidados até os 8 meses de vida.
Alimentação: Alimenta-se principalmente de peixes. Costuma voar bem alto sobre a água, mergulhando no mar em busca de suas presas. Come também insetos e, eventualmente, ovos ou filhotes de outros pássaros. Pode roubar comida de outras aves marinhas.
Para saber mais Trinta-réis-real
Pode ser encontrado nas praias do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, e principalmente na barra da lagoa do peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário