quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Maçarico-acanelado

O Maçarico-acanelado (Tryngites subruficollis) é uma ave charadriiforme da família Scolopacidae

Características: Mede 20 cm de comprimento. Bico preto e curto; pernas amarelas. Adulto com coroa e partes superiores escamadas de marrom-escuro e pardo; face e partes inferiores pardas, crisso mais claro; um anel ocular claro destaca o olho escuro na face “lisa”. Jovem com escamado marrom e branco por cima, mais acentuado que no adulto. Em voo, as penas de voo escuras fazem algum contraste com as coberteiras marrons; branco contrastante por baixo da asa. Atraente e muitas vezes manso, é difícil ser confundido. 


Distribuição e Status: Migrador de longa distância. Em setembro é encontrado no norte da Argentina, também no Uruguai e sul do Brasil.

Ocorrências no WikiAves
Habitat: Migrante boreal raro, em áreas de capim baixo; aparece também em areais ao longo de rios, sobretudo durante a migração para o sul. Ocorre longe da água, ocasionalmente em pequenos bandos; caminha em silêncio, movendo a cabeça, com aspecto simpático. Se espantado, dá um longo voo, faz uma volta e retorna à mesma área.
Reprodução: Reproduz no Circulo Polar Ártico, e no extremo norte do Alaska e Canadá. O macho se acasala com mais de uma fêmea, sendo ela encarregada de construir o ninho, incubação dos ovos e cuidar dos filhotes.
Alimentação: Alimenta-se de pequenos insetos e vermes marinhos (poliquetos, nemertinos, etc...)





Para saber mais: Maçarico-acanelado
Pode ser encontrada no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, na Trilha do Talhamar, Trilha das Figueiras e ponta sul do parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário