segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Maçarico de papo vermelho

O maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus) é uma ave charadriiforme da família Scolopacidae. Existem 5 subespécies. A que ocorre sazonalmente no Brasil é a rufa. A espécie, principalmente a subespécie rufa, encontra-se em perigo iminiente de extinção devido a queda populacional rápida e recente. Um dos principais fatores para essa queda é a super-exploração do caranguejo-ferradura na Baía de Delaware, nos EUA, onde cerca de 80% da população faz uma parada para se alimentar antes de continuar a migração ao Ártico para reprodução. As aves alimentam-se dos ovos desses crustáceos, porém sem conseguirem se alimentar direito muitas não acumulam energia suficiente e morrem pelo caminho. Muitas outras também desaparecem na migração da América do Sul à Baía de Delaware.
Um dos principais pontos de invernada da espécie é na Baía Lomas, no sul da Argentina. Lá são feitas contagens anuais da espécie. Em 1989 haviam 53 mil indivíduos, em 2010 contaram 16 mil e em 2011 menos de 11 mil.
Características: Mede cerca de 24 cm de comprimento. Caracteriza-se pelo bico fino e pelas patas esverdeadas. A plumagem de inverno é essencialmente acinzentada, mas na primavera os adultos adquirem um tom cor-de-laranja.



Distribuição e Status: As diversas subespécies ocorrem praticamente no mundo todo. A subespécie que ocorre aqui (rufa) migra do Círculo Polar Ártico ao sul do Brasil, Uruguai e da Argentina, sempre em regiões costeiras e nunca dentro do continente.

Ocorrências no WikiAves

Habitat: Frequenta sobretudo zonas estuarinas de solo macio, como algumas praias e principalmente baixios de lama/areia. Esta espécie pode formar bandos enormes, de até 10 mil aves. Alimentam-se tanto de dia quanto de noite. Migram enormes distâncias entre os hemiférios sul e norte, com pouquíssimas paradas. No Brasil um dos locais mais importantes de parada é a Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul.
Reprodução: Nidifica nas regiões árticas. Monogâmico e solitário. Não é territorial. Pares bem espaçados, normalmente um casal por km2. Faz o ninho no solo de tundra ou pedras, geralmente próximo a uma moita de vegetação. Bota 3 a 4 ovos, com intervalos de 1 ou 2 dias entre cada um. Incubação demora 21 a 22 dias e é feita por ambos os sexos. As fêmeas deixam o ninho e partem em migração sul imediatamente após os ovos eclodirem. O macho permanece cuidando dos filhotes. Torna-se maturo provavelmente em torno de 2 ou 3 anos.
Alimentação: Sua dieta varia de acordo com a estação do ano: nos territórios de reprodução no Círculo Polar Ártico a espécie alimenta-se principalmente de insetos adultos e larvas (Diptera, Lepidoptera, Trichoptera, etc). Durante as migrações e áreas de invernada alimenta-se principalmente em ambientes costeiros, especialmente baixios de areia/lama e também em praias. Os principais itens consumidos nestes locais são moluscos gastrópodes e bivalvos, embora também utilize crustáceos pequenos, anelídeos e insetos. Mais raramente pode comer pequenos peixes e sementes. Na migração ao norte alimenta-se quase que exclusivamente de ovos do caranguejo-ferradura na Baía de Delaware.


Para saber mais: Maçarico-de-papo-vermelho
Pode ser avistado no Parque Nacional da Lagoa do Peixe na orla marítima, baia dos canutus, barra da lagoa do peixe e ponta sul do parque, chegando no mês de setembro e indo embora no mês de abril, eventualmente pode ser avistado o ano todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário