segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Capororoca

O capororoca (Coscoroba coscoroba) é uma ave anseriforme da família Anatidae. Também conhecido como cisne-coscoroba ou coscoroba.
Características: Apresenta dimorfismo sexual quanto ao tamanho, sendo a fêmea menor que o macho. Mede de 90 cm a 115 cm (machos) e de 63 a 68 cm (fêmeas), os machos pesam 4,6 kg e as fêmeas 3,8 kg; a envergadura das asas é de 2 metros. Possui uma plumagem branca com a ponta das asas negras; o bico e os pés são vermelhos. O capororoca é um enigma em termos de evolução. Comparado aos seus parentes mais próximos, não pode ser classificado como ganso, pois é muito grande e de hábitos diferentes. Dessa forma, os biólogos o classificam como cisne. Pode viver até 25 anos. 


 Distribuição e Status: Ocorre na América do Sul, da Patagônia (Argentina) e Chile ao Paraguai e Brasil; no Rio Grande do Sul e Santa Catarina (no inverno chegam até a região Centro-Oeste do país). 

Ocorrências no WikiAves

Habitat: Habita lagos e pântanos e banhados próximos ao mar, com pouca profundidade e sem muita correnteza, com vegetação alta que ofereça segurança. Possui preferência por lagos de água doce, mas também vivem em água salobra. Em território nacional, podem ser vistos nas praias salgadas.
Reprodução: O ninho é grande, devido ao tamanho do animal, e é produzido individualmente ou em colônias, feito no solo sobre a vegetação alta (Com capim e o centro coberto com plumas), sempre próximo à água. A fêmea põe de 4 a 6 ovos, excepcionalmente podendo colocar até nove, e o período de incubação é de 35 dias.
Alimentação: Onívoro, alimenta-se de vegetais, insetos e pequenos animais. Para caçar, eles enfiam metade do corpo dentro da água nas margens rasas de lagos e rios.


Para saber maisCapororoca
Pode ser encontrada no Parque Nacional da Lagoa do Peixe nos banhados do Setor do Ruivo, Véia Terra, Trilha das Dunas e Ponta Sul do parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário